Válvula de retenção: garantindo segurança no fluxo

Válvula de retenção: garantindo segurança no fluxo
Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje a Aceflan traz para você um componente essencial, que mantém os fluxos trabalhando de maneira eficiente: a válvula de retenção. 

Pode parecer uma peça pequena e simples, mas não se engane, é uma daquelas coisas que fazem um mundo de diferença quando se trata do funcionamento de tubulações e sistemas.

No artigo de hoje você vai conhecer os principais aspectos e benefícios da válvula de retenção. Ficou interessado? Confira!

O que é uma válvula de retenção?

Sobretudo, antes de entrarmos nos detalhes, vamos esclarecer o básico. 

Uma válvula de retenção, também conhecida como válvula check, é como o porteiro das tubulações. 

Em outras palavras, ela permite que o fluxo se mova em uma direção específica e impede que ele retroceda. 

Mantendo as coisas na direção certa

Agora, o trâmite é que essa válvula trabalha com a gravidade, o próprio peso do fluido ou até mesmo a pressão do sistema. 

Válvula de retenção: garantindo segurança no fluxo

E isso tem um porquê. Imagine uma situação em que o fluxo deveria ser unidirecional, mas algo dá errado e ele começa a voltar no contrafluxo. 

Dessa maneira que a válvula de retenção entra em ação, bloqueando esse movimento de retorno e evitando um caos completo. 

Tipos de válvulas de retenção

Agora que já sabemos a importância desse modelo de válvula, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de válvulas de retenção que estão por aí:

1. Válvulas de retenção de disco: primeiramente, nessa válvula, um disco é colocado em um ângulo específico dentro da tubulação, permitindo que o fluxo passe por cima dele em uma direção e o bloqueie na direção oposta;

2. Válvulas de retenção de pistão: nesse caso, quando a pressão está certa, o pistão levanta e o fluido pode passar. Se algo tentar voltar, o pistão se fecha;

3. Válvulas de retenção de balanço: nesse modelo de válvula, contamos com um “braço” que balança para permitir o fluxo em uma direção, mas bloqueia quando o fluxo tenta voltar. 

A Aceflan te ajuda a escolher a válvula de retenção

Agora que você já conhece os tipos de válvulas de retenção, a próxima pergunta é: como escolher a certa para o trabalho? 

E é nesse momento que a Aceflan entra em cena. Conosco você tem suporte para escolher sua válvula conforme o tipo de fluido, da pressão, do tamanho da tubulação e até da temperatura. 

Desde 1987, buscamos suprir as necessidades de um mercado em crescimento, com funcionários treinados continuamente para garantir um bom gerenciamento da empresa.

Então, da próxima vez que você ver as válvulas em ação, lembre-se que válvula de qualidade é na Aceflan!

Solicite um orçamento com um de nossos consultores!

Deixe um comentário